Tecnologia muda forma de oferecer e escolher imóvel para alugar | ALOCAT | Fiança Digital

Tecnologia muda forma de oferecer e escolher imóvel para alugar

Tecnologia muda forma de oferecer e escolher imóvel para alugar

Anúncios em jornais se foram e plataformas digitais já permitem outras formas de fianças como garantia

O modelo de imobiliária digital chegou para atender ao novo perfil de família brasileira e aos consumidores com novos comportamentos, o que inclui a forma como as pessoas buscam por um imóvel para alugar. Plataformas digitais onde o cliente pode locar um imóvel sem a necessidade de se deslocar até a imobiliária, ir a cartórios e ainda tem opções mais fáceis do que apresentar o tradicional fiador já respondem pela maior parte das locações. Este modelo de locação reduz a burocracia no aluguel de um apartamento, loja ou sala comercial de sete dias para apenas um dia, por exemplo.

Segundo Elienai Lopes, diretora da Imobiliária Lopes Contagem, os processos hoje são muito mais vantajosos tanto para imobiliárias quanto para locadores. “As pessoas têm acesso a um número muito maior de imóveis, selecionam por preço, localização e outras características, podem fazer um tour virtual, podem locar com o envio de documentação totalmente digital e ainda não precisa mais buscar por fiador, como acontece com a maioria de nossos clientes”, ressalta Elienai.

Dentre as alternativas de fiança mais utilizadas pelos locadores, está a Fiança Social. Nesta modalidade, o contrato de locação é garantido pela criadora da Fiança Social – Associação dos Locatários, Locadores, Proprietários e Adquirentes de Imóveis no Brasil – ALOCAT , com opções que vão desde a cobertura básica do aluguel até a inclusão de encargos legais como IPTU e taxas de condomínio. Tudo feito via plataforma digital, sem burocracias.

Rafael Silva, advogado especialista em mercado imobiliário e diretor da ALOCAT, explica que o locador irá pagar uma mensalidade juntamente com o aluguel e em caso de inadimplência deste aluguel, o proprietário estará garantido pela associação. “Trabalhamos com percentuais significativamente menores comparados com as garantias disponíveis no mercado”, explica Rafael Silva. Segundo ele, as demais garantias comercializadas no mercado variam entre 12% e 16% do valor do aluguel, percentuais que são mais altos que a Fiança Social.

Elienai Lopes explica que para a imobiliária, optar por uma modalidade como a Fiança Social, além da agilidade e segurança, reduz os custos da imobiliária, já que com o fiador tradicional (que nem sempre o locador consegue), caso seja necessário recorrer a ele para receber alugueis e demais taxas não pagas pelo locatário, a imobiliária terá que arcar com todo o custo jurídico e resolver toda a situação. “Casos de inadimplências resolvidos via Fiança Social foram tranquilos e a imobiliária recebeu tudo o que estava previsto, sem transtornos”, conclui Elienai.

Sobre a ALOCAT

Plataforma digital de benefícios imobiliários que lançou em 2018 a Fiança Social, um modelo associativo. Em sua maioria locatários, os associados contribuem mensalmente com um valor que é destinado a garantir eventuais inadimplências do grupo. As imobiliárias podem oferecer planos da Fiança Social diferenciados e menos burocratizados. Fundada em Belo Horizonte por vários proprietários e locatários que passaram por dificuldades na locação de imóveis, especialmente quanto aos custos altos das modalidades disponíveis.

Os planos oferecidos vão desde a cobertura básica do aluguel até a inclusão dos encargos legais (IPTU e condomínio), e ainda a garantia da quitação de multas pelo atraso e rescisão do contrato, além de garantir o proprietário contra danos ao imóvel, pintura interna e externa.

Ao associar-se, o locatário terá uma série de benefícios que podem se contratados e relativos ao imóvel, como: assistência residencial, rede de descontos, dentre outros. Para os associados que contratam a fiança social, terão direito de forma gratuita ao clube de vantagens da ALOCAT, com descontos de até 60% em uma ampla rede nacional.

Comentários não são permitidos.